31/05/2012

Edição Junho do VISIO. 2012 dedica mostra coletiva ao corpo


Fotos: Andrea May.

Atelier Coletivo reunirá obras e ações performáticas com foco no corpo e suas possibilidades, no dia 9 de junho, na Saladearte da UFBA.

O VISIO. 2012 encerra sua temporada de encontros colaborativos e mostras temporárias no dia 9 de junho, no espaço externo da Saladearte da UFBA, no Pavilhão de Aulas do Canela, na UFBA. Nesta edição, a curadoria do atelier coletivo decidiu privilegiar o Corpo, como eixo temático das obras selecionadas da mostra. Assim, as diferentes técnicas e vertentes visuais estarão em exposição, numa verdadeira vitrine do que pode o corpo expressivo.

A mostra colaborativa trará também os resultados da semana de criação colaborativa no projeto COLLAB, que tem como tema a criação de tipos. O Atelier Coletivo VISIO. integra o cronograma dos Projetos Calendarizados do Fundo de Cultura da Bahia em 2012, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda – Governo do Estado da Bahia. O projeto também conta com parceria instituconal com o Circuito Saladearte e Pavilhão de Aulas do Canela, da UFBA.


Segundo Alejandra Muñoz, curadora do VISIO. 2012 em parceria com Andrea May, fundadora do projeto, a mostra temporária e escolha das obras para o Atelier partem da noção de experimentação e não de um conceito pré-estabelecido. “Talvez seja tudo apenas pretexto para fruir arte, reencontrar artistas e compartir um sábado de modo mais instigante que as perspectivas massificadas do consumo ou na imobilidade do sofá na frente da tevé” acrescenta a artista. O VISIO. acontece com regularidade desde 2010 e seus principais objetivos são criar um ambiente em rede de fomento à criação coletiva, estimulando processos criativos. O Atelier Coletivo promove encontros produtivos entre artistas e público, além de fortalecer a cena e a ampliação das ferramentas, a exemplo da utilização de tecnologia.

Para Marcelo Sá, sócio diretor do Circuito Sala de Arte, “o projeto VISIO. é importantíssimo para o nosso cenário artístico. Além de dialogar com o momento das artes no mundo, dá aos artistas de hoje espaço e contexto. Projeto de excelência que possibilita abrir colocar artista e espectador frente a frente, possibilitando diálogos e intimidade com novas linguagens”. Segundo ele, “a Sala de Arte se sente parceira total e por isso recebe o projeto certo de que este é transformador e necessário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário