02/05/2012

“Desvelo”, curta baiano selecionado pelo MinC, tem primeira exibição no município de Pintadas



FOTOS: Agnes Cajaiba.

O curta metragem dirigido por Clarissa Rebouças participará da mostra de cinema da 10ª Semana Cultural de Pintadas.

Gravado no município baiano de Pintadas, a cerca de 260km de Salvador, o curta de ficção “desvelo”, dirigido por Clarissa Rebouças, volta à cidade para a sua primeira exibição, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 4 de maio, durante a 10ª Semana Cultural de Pintadas.

Selecionado pelo Ministério da Cultura, “desvelo” foi gravado em dezembro de 2011 e finalizado em abril deste ano. Para Clarissa, esse retorno do filme à sede da sua filmagem é uma forma de reconhecimento do apoio obtido durante a execução do curta.


Depois de ter realizado diversas oficinas de cinema no município, através do Pensar Filmes, Clarissa conta que criou uma relação afetiva com a cidade, que tem incentivado o pensamento e a realização cinematográfica, e por isso optou pelo município e a região da Bacia do Jacuípe para produção do filme.

“Estou muito feliz de poder lançar desvelo em Pintadas, é indescritível ver o filme ficar pronto, porque por mais que você idealize e planeje tem um momento que parece que o filme tem vida própria e você precisa 'escutar' o que ele pede para tomar as decisões mais acertadas. Essa fase é fundamental para dar a identidade ao filme”, comentou Clarissa.

Realizado por cerca de 30 profissionais do cinema e atores baianos e produzido pela Multi Planejamento Cultural, “Desvelo” tem 15min de duração e conta a história de Luzia que se apaixona por Léo, mas para viver esse amor precisa fugir da cidade em que mora e do ciúme de seu ex-namorado, Diogo. A exibição do curta metragem acontecerá às 20h, no Auditório do Colégio Estadual Normal de Pintadas.

Clarissa é graduada em Cinema e Vídeo, especializada em Roteiro na Escuela Internacional de Cine y Video – Cuba e em Roteiros e Programação Audiovisual. Dirigiu o documentário “A procissão dos Homens” (2009), escreveu a peça “Pavio Curto” (2010) e foi assistente de direção de “Sargento Getúlio” (2011). Atua principalmente ministrando oficinas de roteiro e audiovisual, escrevendo roteiros e peças, dirigindo curtas documentários e de ficção.

Semana Cultural de Pintadas

A 10ª Semana Cultural de Pintadas acontece de 2 a 9 de maio e contará com uma programação voltada para o cinema onde exibirá documentários, longas e curtas metragens produzidos na Bahia. Além da mostra de vídeos, a programação da Semana Cultural conta ainda com oficinas, apresentações teatrais, fórum, cortejo cultural e diversos shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário