14/05/2012

Coca Cola reabre Memorial das baianas nessa segunda-feira

Parceria da Coca Cola com ABAM, Prefeitura e Iphan garante manutenção desse espaço de experiência com a cultura.

Após reforma, o Memorial das Baianas de Acarajé será reaberto para visitação pública a partir dessa terça-feira, 15 de maio, das 8h às 18h. A solenidade de abertura será nessa segunda-feira, às 18h30, no local, com a presença de baianas, autoridades e convidados. Na oportunidade, também será lançado para o público baiano presente o documentário “O Axé do Acarajé”, encomendado pela Fundação Palmares e dirigido pelo Jornalista Póla Ribeiro que aborda o ofício das baianas e a trajetória social, a cultura e a economia do acarajé.

As intervenções para garantir a infra-estrutura do prédio foram realizadas com apoio e patrocínio da Coca Cola, que se une aos órgãos públicos de valorização da cultura, como Prefeitura, ABAM (Associação das Baianas de Acarajé, Mingaus e Receptivos) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com o objetivo de fortalecer e valorizar as ações de salvaguarda do ofício das baianas de acarajé e o resgate da cultura do acarajé como bolinho sagrado “A Coca Cola acredita que a baiana do acarajé é uma das nossas representações culturais para o mundo e nosso objetivo é apoiar e promover ações de salvaguarda do ofício da baiana para preservar a história e fortalecer o reconhecimento público dessas mulheres” afirma o Diretor de Relações Institucionais da Coca Cola, José Walter Mannarino. A reforma contou com limpeza, retirada de infiltrações e vazamentos e pintura. A Coca Cola também assume a responsabilidade manutenção financeira do espaço.

O Memorial das Baianas, localizado no Centro histórico de Salvador, na Praça da Cruz Caída, possibilita que turistas, baianos e pesquisadores conheçam e vivenciem a tradição, a história e demais temas agregados ao ofício da baiana de acarajé, registradas em 2005 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo (Iphan). O local permite uma rica experiência com a nossa cultura em um conjunto de espaços expositivos e de documentação com a finalidade de situar a tradição, a história e demais temas agregados ao ofício. Aberto ao público e com visitação gratuita, o memorial abre de terça a domingo, sempre das 8 às 18 horas, e atende cerca de 15 a 20 mil visitantes por mês.

Sobre a Norsa

A Norsa é uma empresa de bebidas fundada em 1998 pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Com catorze anos de existência, alcançou a liderança absoluta do mercado de refrigerantes. Com cinco fábricas(Maracanaú - CE, Simões Filho - BA, Vitória da Conquista – BA, Macaíba – RN e Teresina - PI), além de 10 centros de distribuição e dois centros de vendas, a empresa conta com mais de cinco mil funcionários e fornece refrigerantes,sucos, chás, energéticos, achocolatados, hidrotônicos, isotônicos e águas, além dos produtos Heineken Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos-de-venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário