16/05/2012

Campanha de Combate à Violência Sexual tem ações iniciadas amanhã


Para marcar o Dia Nacional de Combate à Violência Sexual (18 de maio), entre os dias 17 e 23 de maio serão realizadas em Salvador ações para colaborar no combate de um crime com índices preocupantes nas rodovias brasileiras – a violência sexual contra a criança e o adolescente. Parceira do Ministério Público da Bahia pela segundo ano nesta luta, a Concessionária Bahia Norte vai promover palestras e ações de divulgação, no intuito de sensibilizar colaboradores, comunidades, instituições comunitárias, usuários do Sistema BA 093 e caminhoneiros sobre a importância do tema e também da denúncia desse tipo de crime.

O foco das ações da Bahia Norte será a região da CEASA, localizada na BA-526, ponto considerado crítico pelas lideranças locais, principalmente pelo grande número de caminhoneiros que trafegam no local, além da situação de vulnerabilidade das crianças e adolescentes que circulam na região.

Entre as ações desenvolvidas, a Concessionária irá distribuir material informativo para todos os usuários que circularem pelo Sistema BA 093, além de realizar uma sensibilização direcionada aos caminhoneiros com colagem de adesivos do disque 100 (número para denúncias) nas carrocerias dos caminhões. A programação inclui também palestras sobre a temática em instituições comunitárias, além da distribuição de cartazes nas escolas, universidades, estabelecimentos comerciais, postos de gasolina, entre outros pontos de grande circulação de pessoas.

“A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema delicado e a sua solução necessita da articulação de vários setores da sociedade. Por essa razão, a Bahia Norte renova a parceira com o Ministério Público da Bahia na campanha de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, intensificando as ações no Sistema BA 093”, afirma Leana Mattei, coordenadora de desenvolvimento socioambiental da Concessionária Bahia Norte.

No dia 18 de maio, dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, será realizada uma grande blitz informativa na CEASA, com sensibilização de comerciantes, crianças e adolescentes e seus familiares, além dos caminhoneiros que circulam na região. A articulação para realização da ação envolveu diversos setores da sociedade civil, empresas privadas e poder público, incluindo CRAS – Nova Esperança, PSF – Nova esperança, Escolas Municipais, Associações de Moradores e lideranças comunitárias, Ebal, Consórcio Construtor e Polícia Rodoviária Estadual.
“Esta ação é muito importante, pois vamos atingir muitos caminhoneiros em um dia movimentado na região, e conscientizá-los sobre a importância do tema discutido e da proteção da criança e do adolescente contra a violência sexual.

O apoio da Concessionária Bahia Norte é de extrema importância para a comunidade, que dará seguimento e fará dessa uma ação continuada nesta localidade“ afirma Oswaldo Conceição, Presidente da ABENE (Associação Beneficente dos Moradores do Bairro Nova Esperança).

As denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas através de ligação gratuita para o número 100.


Programação:
Dia 17/05
Realização de duas palestras educativa na Escola Municipal Arx Tourinho para os pais dos alunos, Nova Esperança, com participação do CRAS Nova Esperança e Ministério Público.

Dia 18/05
Entrega de folders nas praças de pedágio do Sistema BA 093 durante todo o dia;
Sensibilização de caminhoneiros e colagem de adesivos do Disque 100 nas carrocerias dos caminhões;
Distribuição de material educativo para comerciantes e consumidores que estiverem presentes na CEASA.

Dia 23/05
Realização de palestra educativa na Escola Municipal de Barro Duro, Jardim Campo Verde, para crianças e adolescentes, com participação da Unidade de Saúde da Família Nova Esperança e Ministério público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário