09/05/2012

Campanha contra acidentes reunirá empresários da construção civil

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), desembargadora Vânia Chaves, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Alberto Vieira Lima, se reunirão com cerca de 200 empresários no próximo dia 11, às 9h30, no auditório da Fieb - Federação das Indústrias do Estado da Bahia, para o lançamento, na Bahia, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro.

O programa é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que conta com apoio do TRT5 e da Amatra5. O objetivo é a criação de uma cultura de prevenção de acidentes, a partir da educação e da conscientização de trabalhadores e de empregadores. A indústria da construção civil é prioridade, devido às taxas de acidentes verificadas e por isso outras atividades já estão programadas especialmente para o setor.

Ainda neste mês terá início o ciclo de palestras Treinamento Diário para o Trabalho (TDT), que consiste em orientações fornecidas por magistrados trabalhistas todas as quintas-feiras, às 7 horas, no canteiro de obras da Arena Fonte Nova. O ciclo prossegue até o dia 13 de julho, quando haverá um ato público com a participação do prediente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, também no canteiro da Fonte Nova. Todas as atividades contam com o apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5).

No lançamento que ocorrerá na Fieb (Rua Edístio Pondé, 342, Stiep), estão programadas as participações da desembargadora do TRT5 Léa Nunes, gestora do programa Trabalho Seguro na Bahia, das juízas Ana Cláudia Scavuzzi, presidente da Amatra5, e Rosemeire Fernandes, representante do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), um projeto social de educação da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Um vídeo do TST sobre segurança no trabalho será exibido. A diretoria do Sinduscon também programa uma apresentação sobre o tema da segurança, com a participação de técnicos do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário