18/05/2012

Bahia comemora centenário de Luiz Gonzaga com Projeto Transbaião


Na manhã desta quinta-feira, 17, foi apresentado o “Projeto Transbaião– A Cultura Viaja Aqui”, no I Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convençõesda Bahia, com a exposição da réplica da locomotiva do Transbaião e daapresentação de trio nordestino. A Bahia se prepara para comemorar os cem anos de um Rei: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um dos cantores populares mais amados do Brasil que divulgou para todo o país a cultura nordestina, com os ritmos do baião e do forró.

O centenário acontece em dezembro, mas as primeiras celebrações no estado iniciam já a partir de junho com este projeto, um trem turístico cultural e gastronômico que vai percorre 13 municípios do Recôncavo baiano, Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte, região por onde Gonzagão circulou de trem no início de sua carreira.

O Transbaião foi concebido e desenvolvido pelo afilhado do cantor, o hoje deputado federal pela Bahia Luiz Argôlo, que para idealizar o projeto se inspirou no padrinho que fazia o percurso do Nordeste ao Sul apenas sob os trilhos. Nestas viagens, o Rei do Baião sempre dava jeito de dar uma parada no Parque Manoelito Argôlo, no município de Entre Rios, no Litoral Norte, para um breve descanso com o amigo e compadre Manoelito Argôlo. E foi assim, ainda menino, que Luiz Argôlo, ao lado do pai Manoelito, via seu padrinho, e se encantava com as conversas e as cantorias.

Além de homenagear o pernambucano Gonzagão, o Projeto Transbaião - um trem que vai circular durante o mês de junho sempre com música, gastronomia e história a bordo - tem a proposta de revitalizar a malha ferroviária regional, criar um novo e forte circuito turístico, revitalizar a riqueza cultural e gastronômica nos municípios, fomentar o desenvolvimento local sustentado com a agricultura familiar, promover a capacitação da mão de obra e gerar e emprego e renda na região. A malha ferroviária por onde o Transbaião vai passar - um circuito de 272 quilômetros - resgata a tradição do trem de passageiros desativada há 31 anos. Ano passado, ainda em caráter experimental,o projeto passou por estes municípios com vagões repletos de convidados.

“Temos nas mãos um projeto audacioso, a altura do homenageado. Buscamos impactar a economia regional e criar uma nova opção de transporte para a população desses municípios”, disse Argôlo. Para viabilizar a proposta, um sonho acalentado por muitos anos, ele percorreu cada quilômetro da velha ferrovia, e se surpreendeu com uma malha ainda resistindo ao tempo apesar do desgaste de alguns dormentes. Através de contatos junto a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responsável pela administração deste trecho da ferrovia, conseguiu revitalizar parte dos trilhos e obteve, por empréstimo,duas locomotivas e três carros de passageiros para colocar o trem nos trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário