13/05/2012

Artista Baiano em Shangai


De 10 a 14 de maio, a China receberá artistas de vários países para participar do Latin American Pavillion (LAP) ou Pavilhão da América Latina na Feira de Arte Internacional de Shangai 2012. Entre os convidados, está o artista baiano Ricardo Franco.

Com uma produção já aceita nos mercados de Portugal e Espanha, o artista brasileiro se destacou no mês de abril por sua participação Bienal de Arte Contemporânea Européia e Latino Americana (BELA). As obras estarão expostas na BELA até o início de junho.


Há mais de dois anos, Ricardo Franco retornou ao mundo das artes. Buscou como anteparo as telas. A utilização das técnicas, que expressam o cotidiano de Salvador, variam da pintura digital a métodos tradicionais da pintura sobre a tela. Descoberto pela crítica de arte, Mariana Toucinho, e fez sua primeira exposição internacional na PM Galary, em Barcelona. “ Minha técnica reforça também minha história. Sou também diretor de arte e o mundo da publicidade oferece materiais diversos para uma composição. Foi o que aconteceu comigo. Extraí do dia a dia, elementos que podem ser inseridos no mundo das artes. Os coloco com o propósito de torná-lo memória e instigar o observador sobre um anteparo tão simples e tão tradicional.”

O trabalho do artista foi reconhecido pelo fundador da Feira de Arte Internacional de Shangai 2012, o arquiteto uruguaio, Alvaro Cirillo. Segundo o O mundo oriental está cada vez mais ávido pela cultura das américas. Tanto que Cirillo aponta este evento é uma importante estratégia para os apreciadores de arte na China e um facilitador de negócios para os artistas. É uma via de duas mãos, tantos os chineses contactam com uma arte diferente da sua, quanto os artistas ganham em visibilidade. Desde 2003, mais de 800 instituições já participaram do evento que chegou a movimentar cerca de US$ 30 mi no mercado das artes.

Durante quatro dias, os oito mil metros quadrados exibiram o melhor da arte no mundo. Para Cirillo, esta é uma experência propicia que a arte ocidental do novo mundo seja consumida em quase toda a Ásia, em particular na cidades de Tóquio, Shangai, Seul e Cingapura. Após o evento, as obras latino-americanas são expostas em museus e galerias privadas.


O quê: Exposição de Ricardo Franco no Pavilhão da América Latina da Arte Internacional de Shangai 2012

Quando: de 10 a 14 de maio

Onde: Shangai, China

Nenhum comentário:

Postar um comentário