16/05/2012

2 de Julho Futebol Clube revela bastidores da Independência de Bahia


Espetáculo Cênico-Musical inédito irá levar para as ruas a história das batalhas.

Luta, futebol e música. Com esses três ingredientes, o espetáculo “2 de Julho Futebol Clube”, realizado pela É Companhia de Invenções Artísticas e Fraternal Companhia, conta a história das batalhas e fatos que garantiram a Independência do Brasil na Bahia.

O espetáculo será apresentado fora de teatros, mas nas praças dos bairros que protagonizaram as lutas de independência: Cabula, Itapuã, Paripe e Pirajá, nos dias 29 e 30 de maio, além das cidades do Recôncavo Baiano: São Felix, Cachoeira, Santo Amaro e Nazaré das Farinhas, nos dias 5 e 6 de junho. (confira abaixo programação e locais de apresentação)


A montagem também será levada para o interior do estado, seguindo a mesma lógica, de contar a história para alguns dos municípios que protagonizaram as lutas, no Recôncavo Baiano (Santo Amaro, Cachoeira, São Felix e Nazaré das Farinhas). O público que for conferir as apresentações poderá participar de um bate papo, no qual será possível discutir o momento histórico e também o processo artístico de criação do espetáculo.

O espetáculo foi construído para ser apresentado nas ruas, conseguindo dialogar diretamente com uma plateia popular, revelando um pouco da História da Bahia, bastante desconhecida da maioria dos baianos.O espetáculo cênico-musical de rua “2 de Julho Futebol Clube” conta com a direção de Daniel Marques, diretor da Escola de Teatro da UFBA e integrante da Fraternal Companhia.

O texto é assinado pelas dramaturgas e atrizes Iara Villaça e Karina de Faria, da É Companhia de Invenções Artísticas, a partir de uma construção colaborativa e mergulho nas pesquisas históricas do episódio que garantiu a expulsão das tropas portuguesas da Bahia e concedeu um caráter popular à Independência do Brasil.

“2 de Julho Futebol Clube” integra o projeto "A madrugada do dia 2", contemplado pelo Edital Manoel Lopes Pontes – Apoio à Montagem De Espetáculos De Teatro No Estado Da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado, do ano de 2010.

Independência – A abordagem utilizada pelo espetáculo tem como ponto de vista o povo que trabalhou pela expulsão das tropas portuguesas da Bahia, é o que garante a atriz e dramaturga do espetáculo, Iara Villaça. “Temos no futebol uma metáfora do grande trabalho em equipe, das varias partes envolvidas. Em paralelo com o momento do 2 de Julho, podemos dizer que o que mais é questionável é a versão de D. Pedro I como goleador, responsável exclusivo pela Independência” revela Villaça.

A linguagem genuinamente brasileira do Teatro de Revista inspirou a construção do texto e é o recurso empregado pela direção na concepção da montagem, que tem na música um fio condutor da fábula, além dos quadros e episódios ágeis que contribuem para passar a história em revista, bem como o uso das figuras alegóricas.

Outro recurso é o uso de elementos que pretende causar uma identificação direta do espectador, morador de comunidades que tiveram participação ativa na história. “Queremos que eles possam também conhecer mais da historia dos bairros onde vivem e a importância que eles tiveram na independência do país” conclui a atriz.

Serviço

Espetáculo “2 de Julho Futebol Clube”
Quem: É Cia. De Invenções Artísticas e Fraternal Companhia
Quando:
Salvador
Dia 29 de maio, às 10h, na Praça Senhor do Bonfim (Cabula) e 15h, na Praça Vinicius de Moraes.
Dia 30 de maio, às 10h, na Praça João Martins (Paripe) e às 15h, na Praça General Labatut (Pirajá)Recôncavo
Dia 5 de Junho, das 11h, no Centro Cultural São Felix (São Félix) e ás 19h, na Praça da Aclamação (Cachoeira)
Dia 06 de Junho, 11h, no Teatro Dona Cano (Santo Amaro) e às 18h, na Quadra de Esportes Marcos André Vampeta (Nazaré das Farinhas)

Quanto: Entrada Franca

Ficha Técnica do Espetáculo
Elenco: Bira Freitas, Francisco Xavier, Iara Villaça, Karina de Faria, Lazaro Machado e Saulus Castro
Texto: Karina de Faria e Iara Villaça.
Direção: Daniel Marques da Silva.
Assistente de direção: Diana Ramos.
Direção musical e trilha sonora original: Deco Simões
Programação e samplers: Mikael Mutti
Figurinos e cenário: Renata Cardoso.
Operação de Som: Yoshi Aguiar.
Produção: Thiago Carvalho.
Design gráfico: Tainah Lima.

Sobre a É Cia. Invenções Artísticas

Formada pelas atrizes Iara Villaça, Karina de Faria e do músico Deco Simões, a companhia investe na investigação de linguagem, também no desenvolvimento de projetos artísticos e produtos culturais.

Em sua trajetória, a É Cia. Invenções Artísticas produziu os espetáculos MPB Mulher Popular Brasileira, Ler é Bom, Planilha FM, além da série de radionovelas para a rádio Educadora, A Deusa do Cangaço, O Cigano, Dublê de Cantor e O Samba de Lucas. A música tem forte presença nos produtos cênicos da Companhia que possui também shows exclusivamente musicais, a exemplo de Átimo e Deco Simões canta Chico Buarque.

Sobre a Fraternal Companhia

Formada pelos artistas e pesquisadores Angela Reis, Daniel Marques e Renata Cardoso, a Fraternal Companhia parte do diálogo com a tradição como caminho fecundo para a produção teatral contemporânea.

A companhia reúne pesquisadores de temas relacionados à história do teatro brasileiro, todos eles professores da Escola de Teatro da UFBA e responsáveis pela criação do Grupo de Pesquisa Tradição e Contemporaneidade no teatro brasileiro. Em 2007, o grupo lançou o espetáculo Uma por outra – histórias de Arthur Azevedo, de Arthur Azevedo e com 2 de Julho Futebol Clube tem sua mais nova produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário