01/09/2011

Semana da Nigéria e Tributo à Lusofonia serão destaques no CCPI



Encontros e trocas culturais trazem à Bahia grupos portugueses e nigerianos.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) recebe em sua programação de setembro duas manifestações culturais de cunho internacional. Trata-se da Semana da Nigéria e do Tributo à Lusofonia.

Em horários diferentes, mas no mesmo sítio histórico, os dois eventos possuem ainda mais em comum: promover a difusão da cultura da Nigéria e de Portugal através de intercâmbio com o Brasil. As manifestações serão realizadas nos dias 6 e 7 de setembro, pelas ruas, casarões, largos e praças do Centro Histórico.

As apresentações fortalecem o objetivo do CCPI de dinamizar os espaços do Pelô, com foco na diversidade e multiculturalidade do povo. O encontro das culturas nigeriana e baiana poderá ser visto em diversas ações, distribuídas em uma programação intensa que culmina no Centro Histórico.



Uma delas é a parada cultural com artistas por diversos pontos do Pelô para promover a troca de experiências e mostrar as diferenças e as semelhanças entre essas duas nações, no 7 de setembro. A agenda cultural ainda prevê a abertura da exposição “Arte Nigeriana” pelo ministro da Nigéria, Chief Edem Duke, dia 6 de setembro, às 10h, na Casa da Nigéria, e uma performance de grupos culturais nigerianos e brasileiros, no Largo Pedro Archanjo, também no dia 6 de setembro, às 19h, entre eles a apresentação do grupo nigeriano Balé Estadual de Akwa Ibom.

De acordo com a assessora para Relações Internacionais da Secretária de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA, Monique Badaró, a ação está em acordo com a política de inserir a Bahia em cenários que possibilitem fluxos e intercâmbios culturais internacionais. “O nosso objetivo é estreitar cada vez mais os laços com a Nigéria, fortalecendo além do relacionamento cultural, o comércio e o turismo locais”, e completa: “Somos tão próximos e distantes ao mesmo tempo. Essa é uma oportunidade de conhecer melhor um ao outro”, finaliza.



Tributo à Lusofonia - Já uma orquestra, formada por 25 músicos e coralistas estudantes de Medicina portugueses, vem ao Brasil promover o “Tributo Cultural à Lusofonia”, evento que exalta a cultura de língua portuguesa. Para isso está programado um show em tributo a um dos grandes nomes da música baiana no Brasil, em intercâmbio com um barítono português.

O versátil Luis Caldas estará no topo das homenagens realizadas pela Tuna (como são chamados os agrupamentos musicais estudantis na Europa) portoense, no Largo Tereza Batista, às 20h, na véspera da passagem pela Independência do Brasil, dia 6 de setembro. E para estreitar ainda mais os laços culturais e sociais entre Brasil e Portugal, se apresentará também o cantor, conhecido como o ‘João Gilberto português’, António Zambujo.

De acordo com a produtora Marta Sales, a apresentação veio em um momento propício, perto do dia em que se comemora a data cívica. “Para nós é importante fazer essa ponte entre Portugal, especificamente a Cidade do Porto, e Salvador, já que através de pesquisas descobrimos que D. Pedro I escolheu as duas cidades como as suas preferidas. É uma honra apresentar a Tuna no coração cultural da capital baiana. Afinal de contas, o Pelourinho é o lugar que mais sintetiza a cultura dos povos que formaram o Brasil”.

O evento será dividido em duas fases, a primeira com a homenagem a Luis Caldas para imprensa e convidados, e a segunda contará com debates e ocorrerá em dezembro, com a participação de Maria Bethânia interpretando Fernando Pessoa. O objetivo é disseminar a cultura portuguesa para além do fado e apresentar a riqueza da música daquele país.

SERVIÇO:

O QUÊ: Celebração da Semana da Nigéria

QUANDO: 06 e 07 de Setembro

ONDE: Pelourinho



O QUÊ: Tributo à Lusofonia

QUANDO: 06 de Setembro l às 19h

ONDE: Largo Tereza Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário