30/09/2011

Semana da Criança com alegria e solidariedade no Pelourinho



O evento será marcado por muita diversão e solidariedade, estimulando as pessoas a fazerem doação de leite - importante para a recuperação de crianças com câncer.

Alegria e Solidariedade é o tema da semana dedicada às crianças promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em outubro, mês dedicado aos pequenos.



O evento terá início no próximo dia 6, quinta-feira, e segue até o 12 de outubro, sempre das 14 às 17 horas, no Largo Pedro Archanjo e nas ruas do Pelô. A programação será marcada por uma campanha de solidariedade, fruto de um esforço coletivo do CCPI e artistas parceiros, para provocar nas pessoas o sentimento de ajudar crianças por meio da doação de leite.

O alimento será destinado às instituições como Naspec – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, que precisa do leite para a recuperação dos pacientes após o tratamento quimioterápico, com efeitos positivos comprovados cientificamente.

Este ano, as atividades serão distribuídas ao longo de seis dias, com visitas guiadas, protagonizadas por guias mirins, aos pontos turísticos do sítio histórico como o Largo do Pelourinho, Igreja dos Rosários dos Pretos, Casa de Jorge Amado, Afoxé Filhos de Gandhy, Fundação Mestre Bimba, Teatro Miguel Santana, Museu Solar do Ferrão, Museu Tempostal, Olodum e Instituto Mauá.

No primeiro dia, 6 de setembro, às 15h30, a diversão ficará por conta do Circo Picolino, que fará um espetáculo circense pelas ruas do Pelô. A programação, que se alinha ao conceito do CCPI de apresentar uma alternativa cultural no contexto do Centro Histórico para crianças, prevê ainda apresentações da Escola de Dança da Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia, do Musical Infantil “Os Sapecas” e dos espetáculos teatrais 'Vira Lona, lona Vira' e 'É Meu, é seu, é nosso!', além de oficinas com o objetivo de estimular a consciência ambiental das crianças sobre o impacto do lixo no meio ambiente e incorporar atitudes ecologicamente corretas e preventivas ao dia a dia da garotada, com foco na preservação do meio ambiente.



Dia da Criança – A data em que de fato é comemorado o Dia da Criança, 12 de outubro, será marcada por uma programação intensa. A criançada poderá aproveitar opções de oficinas lúdicas e pockets shows.

Um cortejo cênico terá a participação da Banda Didá, a Banda Mirim do Olodum, desfile de mamulegos e a festa dos pequenos contará ainda com exposição fotográfica, teatro de bonecos, brincadeiras, contação de histórias e apresentações de corais, dança e percussão. Toda a programação é gratuita.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário