09/09/2011

Revista Raça Brasil: uma década e meia de sucesso



Orgulho e beleza marcam evento promovido pela Vereadora Olívia Santana.


Referência no cenário brasileiro, a primeira revista voltada aos negros e negras do país, a Raça Brasil, resgatou e valorizou as raízes afrodescendentes, durante os últimos 15 anos.

Para comemorar esse marco histórico, que foi o surgimento da maior publicação do segmento negro, na América Latina, a vereadora Olívia Santana promoveu um ato solene, no Centro Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na última terça-feira (06).

Além do fundador da Revista, Aroldo Macedo, e do atual editor, Maurício Pestana, o evento reuniu intelectuais, políticos, formadores de opinião, produtores, parceiros do mandato e artistas diversos, como Margareth Menezes, que entoou a música “Raça Negra”, Tatau, Juliana Ribeiro, Wil Carvalho, Riachão, Tonho Matéria, o ator Aldri Anunciação, entre outros.



Para a Olívia, após a revolução que a Revista Raça provocou no país, as editorias de comportamento, moda, beleza e também de notícias sobre a comunidade negra, também abriram espaço para enaltecer a biografia da negritude, em diversos âmbitos. "A Revista Raça é um produto imprescindível na história afirmativa da imagem do negro no mercado publicitário.

É importante exaltar estes 15 anos entendendo a Raça como uma conquista da população negra brasileira que, a partir dela, ganhou um espaço de valorização da sua estética, sua imagem, sua identidade, e de difusão de suas experiências enquanto sujeito histórico. Chega de estarmos sempre associados às situações de miséria, pobreza, violência e subalternidade”, destacou a vereadora Olívia.

Segundo o fundador e o editor da Raça, hoje, os desafios da publicação vão além de exaltar a beleza negra. “Não lutamos apenas para provar que somos bonitos e que existimos como consumidores, pois, o mercado tem feito esse trabalho, mostrando a ascendência da nova classe média brasileira. Atualmente, trabalhamos com ideais mais amplos, os de que informação, educação e participação política são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social no admirável mundo novo do século 21.



Durante a cerimônia foi mostrado um vídeo contando a trajetória da Raça, com depoimentos de famosos. Em seguida foram feitos os agradecimentos e entregue aos representantes da revista, uma placa em homenagem ao aniversário. Em seguida os convidados desfrutaram da festa, animada pelo som do DJ Bandido, com os mais diversos hits.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI, Fundação Palmares, e da agência, Objectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário