09/09/2011

Programação cultural tenta resgatar dia mais famoso do Pelô



Igreja lotada para assistir a missa afro-baiana ao som do afoxé, fiéis que levam seus pães para serem abençoados, comemorações profanas com festas nas escadarias e nos largos do Centro Histórico.

Este roteiro, conhecido pela maioria dos baianos e, em grande parte, também pelos turistas, é a conhecida Terça da Benção. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretária de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) abre os Largos para o som percussivo do Afro Batá, a voz marcante de Will Carvalho e o ritmo contagiante de Magary com uma programação totalmente gratuita para reviver momentos memoráveis do Pelô.

Uma das atrações será o Afro Batá, que lotou o Largo Quincas Berro d’Água na última terça-feira. O grupo irá se apresentar no Largo Tereza Batista nos dias 13, 20 e 27 de setembro, às 21h. Para o vocalista Aloísio Menezes, é importante que todos lutem para resgatar velhas culturas e fórmulas que dão certo no Pelô. “Até hoje a gente não entende direito porque tudo aquilo acabou.

Mas vamos conseguir reviver esses momentos com certeza. O CCPI está no caminho certo quando tenta resgatar a Benção”, diz o vocalista, que é morador do Pelourinho e se diz testemunha do sucesso do dia mais famoso do Centro Histórico. “A Benção já foi mencionada em peças teatrais e, mais recentemente, no filme Ó Paí Ó, como marca da Bahia. O Brasil todo conhece a fama positiva desse dia tão especial para a nossa cultura”, resume.



A cantora Will Carvalho, uma das atrações que o CCPI convidou para ajudar neste resgate, mostrará seu samba, funk e pop com a intenção de cativar o público. Os shows serão realizados no Largo Quincas Berro d'Água, dias 13 e, no Largo Pedro Archanjo, dia 20 de setembro, às 21h. De acordo com Will, o esforço dos artistas, a união de forças se dá no sentido de resgatar a vivacidade do Pelourinho e momentos épicos do sítio histórico.

“Vamos nos esforçar juntos para atrair sempre mais pessoas. A iniciativa do Centro é legítima ao colocar os artistas populares novamente em contato com o seu público”, diz. Para a cantora, se apresentar na tradicional terça-feira é muito significativo.

“É importante que as pessoas voltem a ver o Pelourinho como um lugar certo de diversão. Espero que grandes nomes voltem a tocar no Pelô, para que o público possa ouvir música gratuita e de qualidade. Estou feliz em participar desse processo”, pontua.

Ao longo das terças-feiras de setembro, a programação contará ainda com Magary (13/09), Dia do Reggae e Banda Aro 7 (27/09).

SERVIÇO:

Terças-feiras no Pelô

O QUÊ: Will Carvalho
QUANDO: 13 e 20 de setembro l 21h
ONDE: Largo Quincas Berro d´Água (13), Largo Pedro Archanjo (20)
QUANTO: Gratuito

O QUÊ:: Afro Batá
QUANDO: 13/09 (Largo Tereza Batista), 20/09 (Largo Tereza Batista) e 27/09 (Largo Tereza Batista) l 21h
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Magary
QUANDO: 13 de setembro l 21h
ONDE: Largo Pedro Archanjo
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Dia do Reggae com Banda Reggae Cativeiro, Conexão Jamaica e Peace Man
QUANDO: 27 de setembro l 21h
ONDE: Largo Pedro Archanjo
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Grupo Aro 7
QUANDO: 27 de setembro l 21h
ONDE: Quincas Berro d’Água
QUANTO: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário