27/09/2011

Livro digital é tema de mesa literária na Flica 2011

A polêmica em torno do novo formato será debatida por nomes de peso em cultura e tecnologia no Brasil e no mundo.

Evento conta com patrocínio da Oi, uma das maiores patrocinadoras privadas da cultura brasileira, e do Governo da Bahia.

Há pouco mais de um ano, o livro digital chegava oficialmente ao Brasil e, junto com ele, a discussão sobre o fim do papel. Mesmo diante de todas as qualidades oferecidas pelos e-Reader (leitores de livros digitais) – tais como economia, mobilidade e leveza -, a rápida ascensão desses novos formatos fez muito amante das bibliotecas torcer o nariz.

Há quem diga que o surgimento dos livros digitais não é democrático, uma vez que exclui do seu consumo as classes econômicas mais baixas (o valor de compra dos e-Readers ainda é considerado alto no país). No entanto, é impossível não pensar na tecnologia como o futuro da literatura em todo o mundo.

Para tratar deste tema, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) receberá, no dia 15 de outubro (sábado), importantes nomes da cultura digital, a exemplo do americano Bob Stein e dos brasileiros André Lemos e Fábio Fernandes. Na ocasião, os convidados participarão da mesa “O Fetiche do Livro em Papel e o Meio Digital” - o professor André Lemos responde pela curadoria específica desta mesa, e conduzirá o debate.

Sobre os autores - Bob Stein é uma das maiores autoridades mundiais em livro digital, envolvido na discussão acerca das publicações eletrônicas desde 1980. Ele preside o Instituto para o Futuro do Livro, que tem o objetivo de explorar e influenciar a evolução de novas formas de expressão intelectual.

André Lemos é referência nacional em Cibercultura. Coordenador e autor de diversos blogs especializados, editor de revistas e membro de comissões científicas de revistas nacionais e internacionais. Ele possui 13 livros publicados (como autor e organizador).

Fábio Fernandes é doutor em Comunicação e Semiótica, jornalista e escritor, tendo no seu currículo mais de cem obras traduzidas, entre livros e graphic novels. Além disso, é membro do conselho do grupo Visions of Humanity in Cyberculture, Cyberspace and Science Fiction, da Oxford University.

O evento – Pioneira na Bahia, a Festa Literária Internacional de Cachoeira acontecerá entre os dias 11 e 16 de outubro, com uma programação literária e musical que atrai diferentes gostos e idades. Os interessados em participar podem obter mais informações no site oficial da Flica 2011 (www.flica2011.com.br).

A Flica 2011 tem patrocínio da Oi e Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, Bahiatursa, Secretaria do Turismo, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. A realização é da Putzgrillo! Cultura, com apoio do Oi Futuro, Secretaria da Educação, Fundação Pedro Calmon e Rede Bahia, além do apoio institucional da UFRB e da Prefeitura Municipal da Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário