21/09/2011

ISABELA E PAULA CONRADO FAZEM PAISAGISMO NO MATIZ SALVADOR



O Hotel está pronto mas o jardim ainda não foi executado (em andamento).

O Hotel Matiz Salvador está localizado entre a bela orla da capital baiana e a Avenida Tancredo Neves, novo coração financeiro e empresarial da cidade. Este moderno complexo ocupa uma quadra entre as ruas Dr. José Peroba e Edístio Pondé.

É dividido em duas torres de hotéis interligadas: o Matiz Salvador 3 estrelas com 178 apartamentos e o Matiz Salvador 4 estrelas, com 126 apartamentos (www.hotelariabrasil.com.br/matizsalvador/index.htm)



Todo o empreendimento foi construído com o máximo de cuidado com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Partindo desse princípio, as paisagistas Isabela e Paula Conrado projetaram as áreas verdes tendo o cuidado de especificar materiais ecologicamente corretos e que não degradem o meio ambiente.

O Projeto de Paisagismo está dividido em duas grandes áreas: pavimento térreo (Fachadas) e o 1º pavimento (Piscina).

No Pavimento Térreo, nas 2 entradas principais (Fachadas) foram usadas Palmeiras Imperiais que ilustram bem a imponência do empreendimento, em combinação com maciços de plantas tropicais, forrações de cores vivas e plantas nativas dentre os canteiros principais.

No 1º pavimento foi dado um maior destaque às plantas nativas da nossa região a exemplo da Palmeira Licuri (Caatinga), Alamanda (Litoral), diversos tipos de Bromélias (Mata Atlântica), etc. O Hotel solicitou que, para facilitar a manutenção, nesse pavimento deveria fazer os canteiros em grandes vasos de cimento com diâmetros de até 80cm e forração do piso em seixos rolados vermelhos. Sempre tomando o cuidado de contar com fornecedores e materiais certificados.

Para a área interna do Hotel foram escolhidos vasos em cerâmica importada Vietnamita e Cachepots em madeira de demolição. Para os corredores externos, optou-se por trabalhar somente com madeira e plantas de fácil manutenção.

O conceito Sustentabilidade está no reaproveitamento dos materiais assim como na reutilização de águas pluviais na irrigação dos jardins e limpeza de áreas comuns. A iluminação externa é toda feita com lâmpadas econômicas possuindo sensores de luminosidade e projetada com a possibilidade de, no futuro, ser substituída por iluminação de captação solar.

A dupla também está fazendo o Projeto da ASGAP (www.asgap.com.br) que é uma entidade que cuida de pacientes carentes vindos do interior para tratamento do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário