27/09/2011

Grupos se reúnem para debater políticas de cultura, trabalho e inclusão social

Conferência Livre de Juventude reúne grupos da sociedade civil para formular relatório de intenções que deverá ser enviado à Conferência Nacional.

No próximo dia 29 de setembro, às 18h, a Bumbá – Escola de Formação Artística, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos de Políticas Públicas de Juventude da Assembléia Legislativa da Bahia e o Dedê Cultural, Batuque de Rua, realizam a Conferência Livre de Juventude.

O evento pretende, de forma livre, reunir atores sociais e culturais do estado que desejem participar efetivamente das ações de formulação de políticas públicas voltadas para a juventude. Na organização do evento se destaca membros de grupos de capoeira, povos dos terreiros, cultura sertaneja, comunidade de pescadores, entre outros voltados para a juventude. A ação será realizada no Salão Comunitário da Igreja Senhora das Candeias, no bairro de Pituaçu, Boca do Rio.

Ao final do encontro, um relatório com sugestões de políticas públicas, com foco no direito ao desenvolvimento integral, inclusão social, cultural e autonomia da juventude, será produzido e encaminhado para a Conferência Estadual de Juventude, que ocorre 28 de outubro de 2011.

O encontro contará com a participação da vice - presidente do Conselho Estadual de Juventude - Rebeca Ribas, a professora da UFRB - Marlene Santos e a diretora geral do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - Arany Santana, representantes da Frente Parlamentar de Políticas para Juventude da Assembléia Legislativa e os coletivos de juventude da comunidade de Pituaçu e Boca do Rio.

O maior objetivo da Conferência Livre é provocar reflexões sobre o papel do estado e da sociedade no que diz respeito às ações voltadas para a juventude brasileira e que esse relatório de intenções possa efetivamente somar aos do Conselho Estadual de Juventude. Um das etapas mais esperadas é o envio do documento à II Conferência Nacional de Políticas de Juventude – Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, que deverá ser realizado em Brasília, em dezembro deste ano.

Durante todo o ano de 2011, jovens dos quatro cantos do Brasil, que se expressam das mais diversas formas, com suas realidades tão diferentes e semelhantes ao mesmo tempo, sentaram para promover o diálogo sobre suas necessidades e sobre o futuro do país.

O país que é referência em leis voltadas para a Criança e Adolescente ainda se encontra deficiente naquelas voltadas a juventude. “Temos que avançar na discussão sobre as políticas voltadas para os jovens. E nada mais justo ouvi-los e entender o que ele espera dos órgãos competentes no que diz respeito aos seus direitos fundamentais, alem de exercitar o poder de participação política na construção e acompanhamento das propostas que contemplam os anseios e potencialidades da juventude”, pontua Eugênio Lima, Coordenador Geral, da Bumbá – Escola de Formação Artística, ONG apartidária e sem fins lucrativos voltadas para a profissionalização através da arte e cultura.

Serviço:

O quê: Conferência Livre de Juventude
Onde: Salão Comunitário da Igreja N. S. das Candeias, End. Rua Lagoa Bela s/nº, Pituaçu, Salvador- Bahia.
Quando: 29 de setembro das 18h às 21h
Quem: Organizações da Sociedade Civil Organizada
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário