15/09/2011

Flica 2011 aquece economia de Cachoeira

Pousadas, artesãos, restaurantes e serviços receberão 10 mil turistas durante os seis dias de evento literário.

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2011) acontece na cidade entre os dias 11 e 16 de outubro com uma programação de debates e atrações musicais gratuitas. Além de celebrar a literatura e difundir a cultura brasileira, a feira atrai turistas e empresários à cidade, movimentando a sua economia. Cachoeira é o primeiro município da Bahia a sediar uma festa literária internacional, trazendo possibilidades de lucro e geração de empregos temporários para a população.

Segundo o Secretário de Cultura de Cachoeira, Lourival Trindade, a cidade receberá investimentos de, pelo menos, R$ 40 mil. “Investiremos em transporte, estrutura, turismo e na preparação de equipes qualificadas para atuar no evento. Promoveremos também a Feira de Artesanato de Cachoeira no mesmo período. Só costumamos montar esta feira em épocas de grandes eventos na cidade. Como consideramos a Flica uma destas boas oportunidades, adotaremos esta medida, oferecendo ao turista mais uma opção de cultura e lazer, e um estímulo à economia dos artesãos e artistas da região”, comenta.

O proprietário da pousada do Convento do Carmo, Edilson Pereira, já está sentindo os reflexos da Flica nas reservas de quartos para o mês de outubro. “Só alcançamos a ocupação completa em momentos pontuais, como São João e festa da Boa Morte. Realmente acreditamos que a Flica é mais um destes momentos excelentes para a economia. Já estamos com 80% de reservas fechadas para o período”, contabiliza.

Pereira também é responsável pelo restaurante do Carmo e pelo Cachoeira Apart Hotel e garante que está preparando os estabelecimentos para atender à demanda. “A festa é muito interessante para nós, aumenta o fluxo de turistas e ainda reforça a importância cultural da cidade”, destaca.

A expectativa é atrair 10 mil pessoas nos seis dias de festa. A cidade dispõe de 400 leitos de hospedagem registrados na Prefeitura, mas, em épocas de grandes eventos os moradores também costumam alugar suas casas para acomodar os visitantes e incrementar o orçamento doméstico.

Durante a Flica 2011, autores do Brasil e do mundo se encontrarão no Recôncavo Baiano para celebrar a literatura e discutir a cultura brasileira numa programação de debates e atrações musicais completamente gratuita. O evento tem patrocínio da Oi e Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, Bahiatursa, Secretaria do Turismo, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

A realização é da Putzgrillo! Cultura, com apoio do Oi Futuro, Secretaria da Educação, Fundação Pedro Calmon e Rede Bahia, além do apoio institucional da UFRB e da Prefeitura Municipal da Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário