27/09/2011

CASA COR BAHIA 2011: LUXO E REQUINTE



A mostra acontece entre os dias 29 de setembro e 06 de novembro, no antigo Salvador Praia Hotel com uma vista exclusiva para o mar de Ondina. Ontem (26) aconteceu o caruru para a imprensa, onde foi apresentado toda a mostra.

O mar da praia de Ondina encanta à primeira vista. E apreciar este cenário mágico será privilégio dos visitantes da 17ª edição da Casa Cor Bahia. O espaço exclusivo e belíssimo do antigo Salvador Praia Hotel abrigará a mostra deste ano. Sinônimo de bom gosto, requinte e inovação, a Casa Cor Bahia abre as portas deste lugar inesquecível, para baianos e turistas, de cara nova e com grandes novidades.



A mostra 2011 conta com 97 profissionais, entre arquitetos, decoradores, paisagistas e designers, para elaborar 62 ambientes. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto Rogério Menezes, transformou o suntuoso hotel em espaços para a instalação de ambientes que formarão uma casa, um apartamento, uma área de convívio e outra institucional.

A Casa Cor terá como tema “Dia a Dia com Tecnologia”, além da sustentabilidade, que permeia os ambientes em todo o país, há quatro anos. O prazer de morar bem com tecnologia e conforto será revelado nos espaços.



O público terá a oportunidade de perceber que a tecnologia, antes aplicada apenas em ambientes corporativos, também faz parte da rotina dos lares brasileiros, garantindo comodidade, economia de recursos e preservação do meio ambiente. Mantendo a novidade da última edição, os visitantes poderão ter acesso a todos os dias do evento através do passaporte personalizado.



Os dois últimos dias da mostra serão dedicados ao Special Sale, período em que os visitantes poderão levar para casa os produtos expostos nos ambientes com descontos que variaram de 30% a 70%.

A Casa Cor Bahia conta com o patrocínio máster da DECA. Patrocínio nacional: Suvinil, Todeschini, Caixa, LG. Patrocínio Local: Moura Dubeux. Apoio local: CMVenturolli, Braskem, Reiki e Rede Bahia.



Apoio em Sustentabilidade: Sustentax. Além das participações especiais da Cerveja Devassa e do SEBRAE. Mídia Partner: Uranus2 e AZ Decor. Seguradora oficial: Allianz.



BALADA

Tékton Club - o maior evento de decoração do Brasil sedia, este ano, o club mais seleto e requintado da cidade: o Tékton Club. Funcionando em um espaço assinado por Paulo Henrique Souza, o Tékton club será operacionalizado pela produtora DIVA, conhecida por oferecer os eventos mais sofisticados de Salvador.

Durante o dia, os clientes podem visitar o espaço que compõe a mostra – projetado para receber 400 pessoas por noite – e ter uma prévia visualização do que a noite promete. E promete muito. Serão, ao todo, seis finais de semana, funcionado às sextas e sábados, a partir de 30 de setembro, sempre após o fechamento da mostra.

A Tékton Club, o espaço mais animado da Casa Cor Bahia, poderá ainda sediar eventos, de domingo a quinta.

Etimologicamente, a palavra "arquitetura" é o resultado ativo da junção de duas palavras gregas, "ARCHÉ" que significa "origem”, “primeiro" e "TÉKTON", que significa "construção”, “edificação".

O designer de interiores Paulo Henrique Souza projetou a Boate Tékton Club inspirado em tudo aquilo que ele gostaria de ver nos clubes de Salvador. “Para a criação do projeto, me coloquei no lugar do cliente, dando destaque a aspectos, ambientes e qualidades dos quais sinto falta ao frequentar alguns espaços locais. A decoração prezará principalmente pelo conforto, com ambientes espaçosos”, relata o designer.

Trata-se de um espaço sofisticado e jovial, fazendo com que pessoas de todas as idades se sintam confortáveis para dançar e aproveitar uma noite de descontração. Para a circulação dos clientes, o espaço conta com um fumoir debruçado sobre a Baía de Todos os Santos, além de sanitários espaçosos e confortáveis.

A proposta é fugir do óbvio, quebrando todos os padrões das demais casas noturnas. A cor preta, por exemplo, terá pouco espaço, abrindo a possibilidade para uma cartela de cores mais frias - entre azuis e verdes - mas com toques de cores mais quentes.



GASTRÔ

O Beco da Gastronomia foi criado neste ano, com nomes especiais para receber os vips, os curiosos e os amantes da beleza e da criatividade. Idealizado por Daniela Campello e Paula de Nora, o espaço permite a experiência de diversos sabores e a integração interpessoal, além de um momento gastronômico com encontros e descontração.

O ambiente colorido e alegre conta com a ceviceria do Soho, tapas do espanhol Mar na Boca, sorvetes da Sorveteria da Ribeira, doces da Brigaderia Mix, sanduíches de pernil e quitutes da Churrascaria Líder. “O aconchego será garantido pela harmonia de cores e texturas dos materiais e obras de arte”, garante a dupla de arquitetas.



NOVOS TALENTOS

Todos os anos é grande o número de profissionais – arquitetos, designers, paisagistas e decoradores – que, ainda recém-formados, procuram a Casa Cor Bahia, a fim de participar da mostra. Repetindo o sucesso da ação realizada há três anos, a Casa Cor Bahia recebe profissionais recém-formados para assinarem seus espaços na mostra.

Serão 12 jovens responsáveis por espaços como Galeria dos Saveiros, Hall dos Banheiros Públicos, Chocolateria e Champanheria. Estrelas de primeira grandeza, como tantos outros que estrearam na Casa Cor Bahia, com uma oportunidade única de expor o trabalho e iniciar a carreira com chave de ouro.



Prova da evolução profissional e das oportunidades que a Casa Cor Bahia oferece a estudantes, recém-formados e profissionais baianos, na edição de 2008, nomes como os da dupla Luiz Cláudio Souza e Gabriel Magalhães e o de Alter Fernandez, ainda estudantes, estavam na lista dos Novos Talentos. Em 2011, eles assumem a Garagem e o Quarto do Mordomo, respectivamente, já como profissionais.



Espaço MD na Casa Cor Bahia

A incorporadora Moura Dubeux convidou três dos mais consagrados arquitetos baianos para a criação do Espaço MD na Casa Cor Bahia 2011. Margareth Iglesias, Márcia nMeccia e Wagner Paiva vão desenvolver todo o projeto do espaço, que terá em torno de 400 metros quadrados de área. A proposta é apresentar aos visitantes do evento o padrão Moura Dubeux de construção.

Além dos espaços, a Moura Dubeux realiza o projeto “Som na Praia” com shows imperdíveis no espaço Teatro da Praia, de Marcus e Ivane Barbosa. Nomes como Lenine, Arnaldo Antunes e Mart’nália farão shows exclusivos à beira-mar. Imperdível!



SALVADOR PRAIA HOTEL

Primeiro hotel cinco estrelas do Nordeste oficialmente classificado pela EMBRATUR, com 163 apartamentos, piscina, restaurantes e centro de convenções, após 35 anos de atuação no mercado hoteleiro baiano, o hotel fechou as portas em 2009, tendo sido desapropriado logo depois.



CASA COR - BRASIL

Reconhecida internacionalmente como o maior evento de arquitetura e decoração das Américas, e o segundo maior do mundo, CASA COR, em 2011, CASA COR completou 25 edições de sucesso na cidade de São Paulo. A mostra comemora números significativos. Até 2010, foram 217 eventos, 9.715 ambientes e 12.564 profissionais em todo o país e nas mostras internacionais, que já são quatro, além das 17 dentro do Brasil, por ano.

A valorização dos profissionais permanece com prêmios para prazo, organização, além do selo que é concedido de Profissional Casa Cor 2011. A brasileira Yolanda Figueiredo e a argentina Angélica Rueda, no ano de 1987, sem antes nunca terem atuado na área de arquitetura e decoração, resolvem organizar no Brasil uma mostra de decoração semelhante a Casa Foa, evento que desde 1985 vinha sendo realizado na capital portenha. Começa assim a história maior exibição de decoração do país, a Casa Cor.



A iniciativa tinha objetivos claros: valorizar o trabalho de decoradores e paisagistas e angariar fundos para entidades beneméritas. A primeira edição nacional foi inaugurada em 9 de junho de 1987, em São Paulo, reunindo 25 profissionais que decoraram 22 ambientes e receberam a visita de 6.700 pessoas, em sua maioria senhoras da sociedade paulistana.

Atualmente, a Casa Cor possui 19 franquias, 17 nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sorocaba) e quatro internacionais: Chile, Peru, Punta Del Este e Panamá.



CASA COR - BAHIA

Primeira franquia no nordeste, seguida de Recife e Fortaleza, a Casa Cor Bahia atualmente é a terceira maior, no quesito público, precedida apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. Com aceitação de público e o reconhecido do talento dos profissionais envolvidos, a Casa Cor Bahia é um misto de dinamismo e o conhecimento dos franqueados.

Destaque para os aspectos pioneiros da edição Bahia, que foi a primeira em nível nacional a ousar em projetar a mostra num galpão (Trapiche Adelaide), numa Estação Ferroviária (da Calçada) e no Cais do Porto (Comércio). Além de Cozinha Experimental, Saraus, Bureau de Negócios, Espaço Empresarial e o Salão de Artes e Antiguidades.



Trajetória

Morro do Ipiranga – 2010. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto David Bastos transformou quatro mansões em espaços para a instalação de ambientes e gourmet, e outra mansão foi demolida para a construção de um amplo salão de festas.

Todas as casas foram interligadas, e a mostra ocupou uma área de aproximadamente 3.900 mil m², com uma vista exclusiva do Farol da Barra até o Cristo. Ladeira da Barra – 2009.

A Mostra aconteceu na casa de Manoel Joaquim de Carvalho, na Ladeira da Barra. A residência, que pertenceu a Nelito Carvalho, como é conhecido o seu antigo proprietário, é considerada um dos pontos mais privilegiados da cidade, contando com uma enorme área e um belo jardim. Assinou o projeto o arquiteto José Marcelino.

Hotel Tropical da Bahia – 2008. Pela primeira vez o evento será realizado num hotel em pleno funcionamento. O Tropical Hotel da Bahia, inaugurado no fim da década de 40 e que possui 4 000 m², foi o escolhido.

Associação Atlética da Bahia – 2007. A exposição teve o compromisso de dar cara nova ao tradicional clube baiano, junto com o programa de revitalização da Barra.

Horto Florestal – 2006. A mostra de arquitetura e decoração foi montada em uma casa no Horto Florestal, em Salvador.

Mercado do Ouro – 2005. O Mercado do Ouro, local escolhido para receber a Casa Cor Bahia 2005, é um empreendimento que conta uma parte da história de Salvador. Inaugurado em 1879 é o único local da cidade que conserva as características espaciais típicas dos mercados do século XIX.

Cais do Porto – 2004. Instalada no cais do porto, às margens da Baía de Todos os Santos, a localização da Casa Cor Bahia 2004 foi um espetáculo que atraiu baianos e turistas.

Ladeira da Montanha – 2003. Pela primeira vez, a Casa Cor Bahia ocupou simultaneamente dois prédios, um localizado na Rua Pinto Martins, e o outro, na Rua Guindaste dos Padres, ambos no início do Comércio, na Ladeira da Montanha, e ligados por uma passarela batizada Angélica Rueda, nome da fundadora deste que é o maior evento de decoração, arquitetura e paisagismo do país.

Pituba – 2002. A mostra se instala num imóvel da família Studart, em plena Avenida Manoel Dias da Silva, Pituba. Com projeto moderno da década de 1960, assinado por Assis Reis, a casa na época fugiu do conceito de “bangalô” que marcava a identidade de veraneio do bairro.

Estação Ferroviária da Calçada – 2001. Inaugurada com o início do trecho da primeira Ferrovia da Bahia (e quinta do Brasil), a estação recebeu melhorias por meio do trabalho dos profissionais, reafirmando a interferência do evento na preservação de imóveis antigos e no resgate da história. Construído em 1860, toda a estrutura em ferro fundido que veio da Inglaterra.

Graça – 2000. A mostra foi instalada na Casa dos Carvalho que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) e na época foi restaurada de acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). Porto da Barra – 1999. Para homenagear os 450 anos de Salvador, a Casa Cor foi realizada no Porto da Barra, bairro onde a cidade nasceu. O arquiteto Júlio Brandão
assinou o projeto.

Trapiche – 1998. A Casa Cor fez parte do início do processo de revitalização da Avenida Contorno, local considerado hoje moderno e elegante, com sua marina, bares, restaurantes e comércio. Transformação que ganhou força com a realização da Casa Cor no antigo Trapiche, remetendo à história do antigo mercado de peixe, depois um porto e posteriormente armazém para as mercadorias que vinham do Recôncavo baiano.

Corredor da Vitória – 1997. A Casa Cor reforçou o conceito de interferir na cidade quando aconteceu no “Palacete do Corredor da Vitória”. Com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), a Casa Cor deu um tratamento adequado à fachada do prédio, além de melhorias internas. A área ao redor também ganhou intervenções, a exemplo da encosta da Baía de Todos os Santos e a calçada do Corredor da Vitória.

Rio Vermelho – 1996. A contribuição para a cidade já começou a ser visualizada. Instalada na casa de Carmen e Mário Portugal, o evento fez o público conhecer um pouco mais sobre este bairro de artistas e intelectuais, a exemplo de Jorge Amado e Caetano Veloso.

Morro Ipiranga – 1995. A primeira edição da Casa Cor em Salvador aconteceu na casa de D. Marta Tanajura, no Morro Ipiranga.

Para ver mais imagens, confira nossas páginas no Facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2201379508589.120129.1070358601&type=1

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2201483351185.120132.1070358601&type=1

SERVIÇO:

O quê: Casa Cor Bahia 2011
Local: Antigo Salvador Praia Hotel
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2238 - Ondina - BA
Período: 29 de setembro a 06 de novembro
Special Sale: 07 a 09 de novembro
Ingressos: R$30 de terça a quinta e R$35 de sexta a domingo. O passaporte custa R$65
de terça a quinta e R$70 de sexta a domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário