13/09/2011

BANKOMA COMEMORA 11 ANOS DE HISTÓRIA COM SÉRIE DE SHOWS NO PELOURINHO



Bloco Afro de Lauro de Freitas receberá convidados especiais em apresentações que unirá cultura do candomblé com musicalidade pop.

Considerado um dos mais importantes blocos afros da Bahia, o Bankoma, fundado e sediado em Portão, no município de Lauro de Freitas, abrirá temporada de ensaios no Pelourinho, em setembro, para celebrar 11 anos de trajetória.

Criado em 2000 a partir dos projetos sociais desenvolvidos pelo cultuado e respeitado Terreiro São Jorge Filho da Goméia, o bloco, cujo nome de origem banto significa ‘povo em festa’, agitará a Praça Tereza Batista a cada quinze dias entre setembro e novembro.

As apresentações, que irão contar com convidados especiais, fazem parte da agenda do programa Pelourinho Cultural, do Centro de Culturas Populares e Identitárias, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba).

A proposta é democratizar o acesso à cultura e às ações desenvolvidas pelas comunidades de matrizes africanas, ratificando a importância da historia do povo negro para a revitalização e a preservação dos blocos afros.

O Bankoma tem entre seus principais objetivos discutir o protagonismo dos saberes e fazeres tradicionais com o grande público por meio da cultura musical e coreográfica dessas comunidades _ explica Eliana Santos, coordenadora Pedagógica dos Projetos Sociais da Associação São Jorge Filho da Goméia.

O conceito de mostrar o trabalho das comunidades de matrizes africanas, que alia aos ritmos tradicionais a linguagem afro-pop, faz parte da história do grupo. O Bankoma surgiu no Terreiro São Jorge Filho da Goméia através das oficinas artísticas, lúdicas e pedagógicas e já se apresentou com o cantor internacional Gil do Carmo, na Europa, no Palácio de São Jorge, famoso monumento histórico de Lisboa (Portugal).

O grupo estreou no Carnaval de Salvador, em 2000, após participação na Micareta de Portão. O sucesso absoluto de público assegurou a continuidade de suas ações que sempre foram reforçadas pelas oficinas e atividades de capacitação desenvolvidas na Associação São Jorge Filho da Goméia.

O Bankoma já esteve no Pelourinho para várias apresentações, mas é a primeira vez que fará seis shows durante três meses consecutivos na Praça Tereza Batista. No palco, o grupo pretende resgatar músicas que fizeram história em seus onze carnavais, ou seja, um repertório muito parecido com o que costuma levar para a avenida nos dias de folia.

_ Estamos felizes em voltar ao Pelô para essa grande festa que antecipará o trabalho que já preparamos para o Carnaval 2012. E não nos esqueceremos, claro, de homenagear Raimundo Neves, que morreu recentemente. Ele foi fundador do bloco e presidente do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas. Uma figura importantíssima no processo de construção de nossa história _ lembra Jander Neves, vocalista do grupo.

HISTÓRIA RECENTE

Herdeira de Mãe Mirinha de Portão, uma das Ialorixás mais famosas da Bahia, falecida há 22 anos, Maria Lúcia Santana Neves, também conhecida como Mameto Kamurici, é uma ativista dos movimentos culturais de conscientização negra no Brasil.

Tanto que, após anos à frente de projetos sociais de resgate e valorização da etnia no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, que comanda desde a morte da avó famosa, decidiu mostrar o trabalho para um público maior, fundando em 2000 o Bloco Bankoma, palavra de origem banto que significa povo em festa.

No carnaval deste ano, a agremiação teve o trabalho reconhecido pelo Banco Itaú e ganhou patrocínio da empresa para homenagear as mulheres com o tema ‘Muxima Ua Uembu’, cuja tradução é ‘Coração de brandura’.

_ Ver um banco privado valorizando o negro foi um presente, sobretudo porque nos reconhece como produtores de cultura numa festa de alcance popular incomensurável. O Bankoma foi criado justamente para que pudéssemos mostrar a nossa arte além dos limites geográficos de Portão. Como 2011 tem sido o ano das águas de Oxum, pedimos doçura para o coração dos homens. E não é que estamos sendo atendidos! _ diz Mameto.

O Terreiro São Jorge Filho da Goméia é um dos mais procurados na Bahia e já foi parar nas telas de cinema no filme ‘Quincas Berro D’Água’, visão do diretor Sérgio Machado para a famosa obra de Jorge Amado. O local foi usado na sequência em que a personagem de Mariana Ximenes sente vertigem ao aportar num terreiro. Também serviu de locação para a famosa minissérie da TV Globo ‘Tenda dos Milagres’.

SERVIÇO:

ENSAIOS DO BANKOMA

ONDE: Praça Tereza Batista (Pelourinho)
QUANDO: DIAS: 15/09; 29/09 ; 13/10; 27/10; 10/11; 24/11
QUANTO: 15/09 e 29/09 - GRATUITO
13/10; 27/10; 10/11; 24/11 - Preço Promocional (R$ 10,00)
Contato: (71) 3369-2085 (71) 8824-8697 (71) 9226-4311 (71) 8705-7090

Nenhum comentário:

Postar um comentário