24/09/2011

Audiência debate criação do dia Nacional do Documentário brasileiro



Encontro visa ampliar visibilidade fomentar o acesso à cultura.

Com o propósito de resgatar e fortalecer a produção áudio-visual do país acontece na próxima quinta-feira, 29 de setembro, às 19h, a audiência pública “Instituição do Dia Nacional do Documentário Brasileiro”.

A audiência, comandada pela vereadora Olívia Santana, será realizada em parceria com a Deputada Federal, Alice Portugal, e com a SALADEARTE Cinema do Museu. Com o apoio da Associação Baiana de Cinema e Vídeo - ABCV, Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - ABD Nacional e da Câmara Municipal de Salvador – CMS, o encontro acontece na SALADEARTE, localizada no Cinema do Museu Geológico, no bairro da Vitória.

Estimulado pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD Nacional), que sugere a propagação da iniciativa, com secções em todo o Brasil, o debate deve reunir profissionais de audiovisual, especialmente os documentaristas, diretores, produtores, políticos, formadores de opinião, e estudantes de comunicação, cinema e vídeo.

Fruto de um requerimento, de autoria da Deputada Federal Alice Portugal, a Audiência Pública de Salvador foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados. Comandada pela Vereadora Olívia Santana, o evento, aberto ao público, é o primeiro passo para a instituição, no calendário cultural, do dia 7 de agosto, como data oficial, comemorativa, em referência histórica ao cinema documental na sociedade brasileira.

A escolha da data aconteceu após votação, realizada com as 27 ABDs, e pelos cineastas que se manifestaram. O nome de Olney São Paulo, nascido em 7 de Agosto de 1936, em Feira de Santana, mais precisamente no município de Riachão do Jacuípe, Bahia, foi o mais votado.

Cineasta, documentarista influenciado pelo neo-realismo italiano, Olney dirigiu vários filmes, dentre eles os filmes “O Grito da Terra” em 1964 e “Manhã Cinzenta” em 1968/69, este último pivô de um incidente que custou a vida ao seu diretor.

Além de ampliar visibilidade e o reconhecimento histórico da obra nacional que figura entre as mais ricas do mundo, a instituição de uma data oficial objetiva chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se fomentar e difundir o documentário, promovendo a integração cultural, e a mobilização de diversas comunidades pela causa, facilitando assim a inclusão e o acesso da população à cultura.

Confira os participantes do debate:

Joel de Almeida - Cineasta/Diretor e Documentarista
Henrique Dantas - Cineasta/Diretor e Documentarista
Marilha Hughes - Cineasta/Diretora e Documentarista
Jorge Alfredo - Cineasta/Diretor e Documentarista
Pedro Abib - Cineasta/Diretor e Documentarista
Umbelino Brasil - Cineasta/Diretor e Documentarista

Mesa de abertura:

Olívia Santana- Vereadora e Ouvidora Geral da Câmara Municipal de Salvador
Alice Portugal - Deputada Federal
Solange Lima - Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas
Albino Rubin - Secretário de Cultura do Estado da Bahia
Pola Ribeiro - Diretor do IRDEB
Mateus Damasceno - Presidente da ABCV/Bahia
Sofia Federico - Cineasta/Diretora e Documentarista
Olney São Paulo Filho - Cineasta/Diretor e Documentarista
Tuna Espinheira - Cineasta/Diretor e Documentarista
Guido Araujo - Cineasta/Diretor e Documentarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário