30/04/2010

François Rousseau: Fotógrafo Genial


François Rousseau nasceu em 1967. Ele começou sua carreira de fotógrafo em 1995, após dez anos como pintor de arte. Numerosas revistas na Europa, nos E.U.A, Ásia, bem como as agências de publicidade encomendaram seu trabalho para campanhas como L'Oréal, a Ikea, American Express, Air France, Cartão Visa, Showtime e BNP Paribas.

Atualmente, Rousseau alterna entre comercial, moda, arte e fotografia. Seus próximos projetos incluem: Atelier, que vai expor na Maison Europénne de la Photographie, em Paris, no inverno de 2009 e também está trabalhando em um livro sobre dança, uma das suas paixões. Rousseau se divide entre Paris e Nova York.

Um dos temas mais importantes no mundo dos negócios globais é a história das nações "emergentes". Em uma economia global, lugares como China, Índia, Brasil, Rússia, Vietnã e Dubai, entre outros, o que fazemos afetam todos de uma forma que seria impensável não há muitos anos atrás. Não apenas em um sentido financeiro (embora o seu impacto não é significativo) - mas em um sentido cultural e social também. Um exemplo disso é o trabalho de François Rousseau no Amor Causa: bem-aventuranças Les Beatitudes.



Em dezembro de 2004, Paulo Pereira da Silva, presidente da Renova, considerou um projeto fotográfico baseado nas aventuras que Cristo pregou aos seus discípulos.
Na arte cristã, o bem-aventuranças havia sido descrito por dois mil anos, apenas por implicação: Jesus pregando o Sermão da Montanha, rodeada pelas doze discípulos.

A natureza da tarefa, a mensagem universal do livro sobre o tema do perdão, a pureza, o pacifismo, a pobreza e amor exigiu ser definido entre uma seção transversal da cultura moderna. Eu sabia que não seria perfeito visitar uma cidade com as relações raciais tão distintas.

E por causa da reputação do Rio de Janeiro com a violência, fiquei extremamente preocupado com o trabalho lá, fui advertido para não sair na rua carregando ou usar qualquer coisa que possa despertar a inveja. No entanto, tive a sensação de que, no caldeirão de raças que forma a identidade do brasileiro eu iria descobrir uma sociedade jovem com uma nova definição de nacionalidade. Falando com qualquer pessoa negra - homem ou mulher - nas favelas, eles falavam sobre seus problemas, a pobreza e o preconceito racial.



No entanto, a estrutura básica da sociedade brasileira e sua cultura miscigenada dão a impressão de um povo que vive totalmente a vontade com as diferenças. Se você tiver a chance, percorra os canais de TV brasileiros. Você vai descobrir em breve que se você admitir que existe um forte impacto midiático, é uma medida de integração, que nós temos algumas lições a aprender com o nosso próprio país.

O homem que pediu à François para fotografar as bem-aventuranças é profundamente religioso. Paulo Pereira da Silva admitiu que ficou muito comovido com os quadros de Rousseau, que os lembrou das pinturas da Descida da Cruz e a Crucificação.

O projeto Bem-aventuranças foi oferecido a Rousseau quando ele estava prestes a desenvolver um trabalho de natureza muito diferente, em Los Angeles, agora aqui ele estava sendo convidado a representar os valores humanistas, para refletir sobre a natureza do divino.

www.francoisrousseau.com
------



Por Estefano Diaz

2 comentários: